Como se destacar da Concorrência

A pandemia mudou a vida de todos. Perdemos familiares, amigos, conhecidos…

E, em meio ao medo, ao luto e ao caos, perdemos também empregos que eram fonte de sustento de famílias inteiras.

Muita gente teve de se reinventar para ganhar o seu sustento e da sua família e a quantidade de MEI’s aumentou muito em 2020, com isso a quantidade de pessoas vendendo bolos, doces, copos da felicidade, brownies e brigadeiros aumentou junto.

Mais do que nunca é fácil ver vendedores ambulantes vendendo brigadeiros e outros doces pela rua.

Se você participa de algum grupo de compra e venda na sua cidade, com certeza já viu muitos anúncios de bolos, bolos no pote, pote da felicidade, brigadeiros de vários sabores, brownies, brownies recheados, cookies… a lista é longa.

Com mais pessoas trabalhando neste mercado, sua concorrência aumentou.

Agora, você tem dois caminhos que pode escolher trilhar para se diferenciar:

  • Investir em educação, aprender novas técnicas, novas receitas, novas decorações. Aprimorar suas habilidades e melhorar a apresentação do seu produto; ou
  • Entrar na briga pelo menor preço.

Entrar na briga pelo menor preço é uma estratégia, muitas vezes, ruim

Para reduzir seu preço você vai precisar utilizar matéria-prima mais barata, muitas vezes de qualidade inferior, o que vai acarretar diferenças no sabor e na qualidade do seu produto.

Ou, tirar da sua margem de lucro.

Aliás, você já possui a nossa planilha de cálculo de custo? Se ainda não possui você está perdendo. Lá você poderá calcular exatamente quanto custa cada receita para precificá-la de maneira correta e nunca mais ter prejuízo, além de uma série de bônus que podem ajudar a aumentar as suas vendas. Para ter acesso basta clicar aqui.

E o que significa tirar da margem de lucro?

Vamos fazer uma conta para exemplificar

Suponhamos que você “tira” por mês R$ 3000,00 livres para pagar suas contas, alimentar sua família e comprar suas coisinhas.

Para você ganhar estes R$ 3000,00 você vende o Produto X por R$ 100,00, com custo de R$ 50,00, sobrando um lucro de R$ 50,00 por produto vendido. Você produz e vende 60 unidades do Produto X por mês.

Agora, para se tornar mais competitiva e não perder sua clientela para a concorrência você decide baixar o preço do Produto X, sem mexer na qualidade dos ingredientes, ou seja, você continua usando Nutella de verdade e não a genérica.

O Produto X passa a ser vendido por R$ 75,00. Você gasta os mesmos R$ 50,00 para produzir, porém seu lucro diminuiu em 50%.

Agora, com o Produto X a R$ 75,00, você precisará produzir e vender 120 unidades no mês para ganhar os mesmos R$ 3000,00.

Sua produção dobra, suas horas de trabalho dobram, seu tempo livre para seus filhos e sua família diminui consideravelmente e você ganhará a mesma coisa, e ainda terá que trabalhar para dobrar a sua clientela.

Baixar a qualidade dos seus insumos também não me parece uma boa estratégia. O sabor dos seus bolos e doces vão mudar. Será que a sua cliente fiel vai gostar?

Investir em conhecimento, me parece uma melhor alternativa.

Com um celular conectado à internet você tem acesso a uma quantidade imensa de cursos, aulas e vídeos, pagos e gratuitos, que podem mudar o seu negócio.

A vantagem de todos estes cursos online é que, a maioria deles, você pode fazer no seu ritmo, você pode assistir 20 min de aula por dia e fazer um intervalo de uma semana entre uma aula e outra.

Essa liberdade é sensacional. Nos dias com menos encomendas dá para estudar mais. Nos dias com mais, você deixa para o dia que tem menos. Basta ter disciplina para assistir e, ainda mais importante, colocar em prática.

Basta ter um pouco de tempo e muita vontade para mudar a trajetória do seu negócio.

Aprender novas técnicas, novas receitas, testá-las, chamar as amigas para provar e comparar com as que você já faz.

São coisas que podem inclusive deixar o seu produto com uma maior percepção de valor e uma margem de lucro maior.

Produtos melhores, de melhor qualidade e mais bonitos costumam atrair uma clientela mais fiel. Mesmo que os seus preços aumentem, as pessoas que priorizam a qualidade tendem a pagar mais (as vezes reclamando, eu sei).

Se estiver procurando por uma indicação, aqui vai a minha: Escola de Bolo 3.0 da Marrara Bortoloti. Ela vai te ensinar técnicas, receitas de massas e recheios, montagem, decoração e muito mais por um preço bem acessível. Clique aqui para saber mais.

O básico que muitos não fazem

Faça o básico bem-feito. A base, o arroz com feijão, tem muita gente que negligencia essa parte:

  • Cuide para que não haja atrasos. Entregue suas encomendas no horário combinado;
  • Evite equívocos: antes de finalizar a encomenda, cheque item por item do pedido com o cliente e peça para que ele confirme.
  • A apresentação importa tanto quanto o sabor, então além deixar seu produto muito bonito, verifique as embalagens e o transporte (principalmente se o transporte for por sua conta – ninguém quer abrir a caixa e achar um bolo torto ou amassado.)
  • Não se esqueça de tirar belas fotos para alimentar a suas redes sociais – o marketing é tão importante quanto o produto.
  • Para diminuir riscos, peça um valor de entrada para o seu cliente no momento da encomenda.

E ai!? Preparada para enfrentar a concorrência?

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