Você sabe que ter o brigadeiro mais gostoso ou o bolo mais bonito não vai te encher de clientes se as pessoas não sabem que você vende o brigadeiro mais gostoso ou o bolo mais bonito. Aposto que você já ouviu falar de Facebook, Instagram e Tiktok. Aposto até que você gasta algum tempo por dia nestas plataformas.

Aliás, já viu quanta receita e ideias legais tem por lá?!

No mundo em que vivemos, não ter um perfil nas redes sociais é como não existir. Sua vizinha até sabe que você faz bolos pra vender, mas quem mais sabe?

Então, pra você não ficar de fora do mundo e falar a linguagem universal das redes sociais vou te dar algumas dicas beeemmm úteis para você começar a alimentar suas redes sociais ainda hoje

13 dicas para você começar a postar agora.

1. Monte um cenário. Não precisa gastar horrores. As vezes uma cadeira ou uma mesinha e uma cartolina ou um papel de presente (que não esteja amassado, peloamordequalquercoisa) pode fazer um fundo lindo para as suas fotos.

2. Iluminação. Não precisa fazer a louca e sair correndo comprar um trem caro pra chuchu (nunca entendi essa expressão já que chuchu é bem barato). Iluminação natural, aquela perto da janela durante o dia, normalmente é mais que suficiente. Monte seu cenário perto da janela e não esqueça de tirar as fotos durante o dia!

3. Limpe a câmera do celular antes de tirar fotos. Usa a barra da sua camiseta, não tem problema.

4. Tire muitas fotos e teste alguns ângulos diferentes. Depois você escolhe qual (ou quais) ficou melhor para postar.

5. Use todos os recursos do Instagram e Facebook. Postagens no Feed, Stories, Reels, Bumerang,…

6. Não tenha um perfil vitrine. Não mostre somente os seus produtos. Mostre que existe pessoas por trás da sua marca. Pessoas se conectam com pessoas.

7. Apareça! Converse com seus clientes, mostre o processo de produção, os erros e os acertos.

8. Faça Stories TODOS os dias! Até mesmo nos dias de folga.

9. Se puder, compre um prato de sobremesa, branco e liso. Fatias de bolos, cupcakes, brigadeiros e outros doces ficam lindos nestes pratos e você não polui a foto com muita informação.

10. Use cartolinas de cores diferentes para fazer fundos de cor diferentes nas suas fotos. (uma fatia de bolo de massa branca, com recheio branco em um prato branco pede um fundo coloridinho – uma cartolina rosinha, por exemplo).

11. Você pode usar tecidos coloridos, principalmente lisos e/ou com texturas (juta, tricô, linho, etc.) como fundo das suas fotos

12. Não precisa tirar foto dos 500 brigadeiros que você fez para aquela encomenda (a não ser que você queira)… coloque alguns em um pratinho e tire fotos dando ênfase em alguma parte.

13. Peneirar um pouco de açúcar, canela ou jogar alguns confeitos ou frutas por cima e do lado do que você vai fotografar também ajuda a deixar sua foto mais interessante.

Atualizar as redes sociais vai ser bem cansativo no começo, até mesmo por não ser sua atividade principal, já que seu objetivo é vender seus doces. Mas não desista! Com o tempo você fica mais rápida e melhor.

Daqui a alguns meses você não vai precisar tirar 400 fotos para postar uma. Você vai entendendo qual o melhor ângulo, onde e como posicionar o cupcake que será fotografado. Isso vai deixar seu trabalho mais rápido e assertivo.

No fim, todo o trabalho de rede social é prática e quanto mais você pratica, melhor você fica e quanto melhor o seu trabalho, mais clientes você vai atrair.

Agora levanta, vai lá, tira foto daquele chantininho lindo que está na geladeira esperando pelo bolo que está no forno e já posta!

Não esquece de marcar a gente no instagram @viver.de.brigadeiro