O preenchimento da planilha deve começar pela Aba “Tabela de Custos”, nela serão cadastrados os ingredientes utilizados nas receitas.
Os ingredientes são exibidos em uma lista suspensa nas receitas na mesma sequência cadastrada na “Tabela de Custos”.
Ingrediente: Nome do ingrediente ou produto a ser utilizado nas receitas
Quantidade da embalagem: Aqui deve-se preencher a quantidade da embalagem do produto. Recomendo o preenchimento em gramas ou unidades.
Para conversão de xicaras e colheres nas receitas utilizar a tabela “ Pesos e Medidas” ao lado dos ingredientes
Mão de Obra – Salário: Este campo não é obrigatório, ele pode ser incluído nas receitas como “Ingrediente”.
Adiciona o custo da mão de obra em cada receita.(Indicado para quem possui funcionários ou já possui o negócio com alta rotatividade)
Este valor define o valor do salário para uma jornada de 220 horas/mês. Caso utilizado deve ser inserido em horas na planilha:
1 para uma hora | 0,5 para meia hora (30 minutos) | 0,25 para quinze (15) minutos
Assista um vídeo com o preenchimento básico da planilha:
Assim o preço de venda é sempre atualizado conforme o custo atual da receita.
(O valor recomendado é 3 para as receitas de doces e bolos, o valor fica a seu critério e estratégia de vendas, o valor sendo facilmente alterado auxilia a criação de preços para atacado e varejo.)
O valor de 10% sobre o custo da receita é o indicado para cobrir as despesas de gás, produtos de limpeza entre outros.
Multiplicador Vendas: Este campo define um valor para multiplicar o Valor de Venda, multiplicado todas as receitas no painel na coluna “Valor para xx Unidades”, facilitando os orçamentos.
Aniversariantes: Mostra quantos clientes da aba “Clientes” fazem aniversário na data atual e nos próximos dois dias
Os campos:
Receita # : Campo para o nome da receita.
Ingrediente: Selecione na lista Suspensa o Ingrediente.
Quantidade: Preencha a quantidade que será utilizada.
Custo: Calculado automaticamente conforme Tabela de Custos.
Custo Adicional: Soma um valor fixo a receita.
Rendimento: Preencher com o rendimento da receita.
Custo por unidade: Calculado pela planilha.
Valor de Venda Sugerido: Traz o valor de venda sugerido conforme Multiplicador de Doces do Painel.
Meu Valor de Venda: Para definir o valor de vendas manualmente para a receita, quando preenchido o valor sugerido passa ser ignorado pela planilha (Este fica fixo não variando com os ingredientes e multiplicador.)
Lucro por Unidade: Mostra o valor de lucro por unidade em R$.
% de Lucro: Mostra a porcentagem de lucro da receita.
Lucro da Receita: mostra o lucro total da receita em R$.
Lembrando que as receitas só são adicionadas ao painel após receberem um nome e é necessário clicar em atualizar receitas.
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